sábado, 25 de julho de 2009

Não a salsinha!

Enfim uma causa para lutar!
Todos tem uma nestes tempos.
Numa entrevista no Jô, vi Madame Fraçois Mitterrand afirmar que o direito fundamental número um do ser humano era o direito a água. Essa é sua luta. Deve até ter razão.
Minha causa é menos nobre: Não a salsinha!
Nunca consegui entender porque é que sempre salpicam os pratos de comida com aquele monte de verdinho inútil, que eu gasto horas tentando tirar.
Eis que, de repente, achei um guru.
Lendo "A Mesa Voadora" de Luis Fernando Verissimo, encontrei uma crônica chamada "Salsinha".
É obvio que o Verissimo é muito melhor que eu, mas, em resumo, é mais ou menos isso:
Não está escrito em lugar nenhum que um prato pode (e vai) vir salpicado de salsinha. Não se tem o direito de escolha. Simples assim.
Mas o movimento é mais amplo. Segundo algumas correntes "salsinha" seria qualquer comida inútil ou supérflua. Incluiria "até o cravo no doce de coco, que só está ali só para a gente morder sem querer".
E tenho dito.

4 comentários:

  1. Só você mesmo para falar não a salsinha!!! Em casa tenho uma horta só de salsinha, pois ela está presente em TODAS as minhas refeições...aliás quer jantar em casa um dia desses? (rs)

    Eu prefiro dizer não ao COENTRO!

    Beijos

    Kaiá

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Eu toda aqui escrevendo sobre palavras e tal e ao ler este texto, minha querida Noemi me perguntou: supérfula ou supérflua.
    Respondi na certa: supérfula.
    Mas eis que pintou uma coceirinha... e fui eu ao dicionário.
    Eu estava errada, mais de décadas escrevendo a palavra de forma errada.
    De todo modo, como este blog é meu e ninguém tasca, corrigi o texto.
    Mas por consciência, fica o comentário.
    Sem mais,
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Fernanda........valeu!
    rsrsrsrs to me sentindo a tal.
    bj
    Noemi

    ResponderExcluir
  4. Apesar de não ser uma planta saboreada por muitos, algumas dicas de sua importância:
    - A salsinha é também usada para auxiliar no combate o câncer, principalmente o de pulmão. Recomenda-se aos fumantes passivos e mesmo aos ex-fumantes tomar um copo de suco de salsinha bem concentrado em jejum diariamente, porque ele reduz a oxidação das células, gerada pela fumaça do cigarro e pela poluição do ar. É também rica em vitamina A, e tem ação benéfica sobre as desordens da menstruação.

    De: Carolina (1 semestre para se tornar uma profissional de Nutrição)
    Obs: Filha da Noemi

    ResponderExcluir