quinta-feira, 16 de julho de 2009

Capitucapitulando?

O que Capitu tem com isso? Quando resolvi criar um blog, fiquei dias só pensando: e o nome? Capitucapitulando. Começo por Capitu. Principalmente por Machado de Assis, mais que pela famosa personagem. De qualquer modo é bom fugir da questão "Capitu traiu ou não Bentinho?". Para mim, mais importante que uma das questões mais discutidas de nossa literatura é o exílio imposto por Bentinho a Capitu - e por ela aceito com abnegação - quando da suspeita de infidelidade. Todos temos que viver um certo afastamento, muitas vezes involuntário. Por conta de pessoas, situações, profissões, doenças...
Capitulando. Capitulando, do verbo capitular, aqui no sentido estrito de "deixar de resistir, render-se". Render-se a minha vontade de me expressar, de dividir, de compartilhar escritos e pensamentos que vem de toda parte. É isso.

4 comentários:

  1. Afastar-se do outros (pessoas, situações, seres, pensamentos), muitas vezes para afastar-se de certas leis que nós mesmos criamos; cá dentro!
    candida

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga dra. Fernanda,

    Muito legal você ter criado um blog, sendo assim, tentarei participar ativamente e já começo com alguns comentários sobre os assuntos que serão abordados neste meio. Como não possuo a mesma eloquencia da dra. perdoe-me pelas simples palavras:

    1 - Literatura - coitado deste tal de Bentinho, viver na duvida de uma traição não deve ser nada facil.

    2 - livros - para quem gosta do assnto, recomendo "Crimes Corporativos - O poder das grandes empresas e o abuso da confiança pública". Russel Mokhiber. PS: Netão, valeu por me emprestar o livro.

    3 - Politica - esse tema é muito amplo, principalmente no país e no período em que vivemos. Depois restringiremos os temas, mas resumidamente, VERGONHA. Não sei se vivemos em um país de malandros ou de otários.

    4 - Futebol - Aquele Obina é um f....que fique muito tempo de molho. vai p....

    5 - Cotidiano - seu Manoel, zelador do prédio onde moro, ta reclamando que tem muita gente devendo o condomínio. Tentei explicar a crise financeira mundial para ele, mas achei melhor tecer um breve comentário: "É, não é facil nao"

    6 - Notícias - Nosso amigo Ivo acabou de voltar do velho mundo, foi visitar seu irmão na espanha, deve ter muitas histórias hilariantes para contar. sugiro abrir um tópico só para isso " Um caipira na terra dos reis"

    Capitulando, no sentido de resumir, serão grandes emoções.

    Paulinho

    ResponderExcluir
  3. Fe,
    Tudo bem? Quantas saudades... que bom ter iniciado esse blog.. assim posso saber o que anda pensando. Gostei dos dois textos. Muito bom! Parabens!
    Beijos
    Fe Sanna

    ResponderExcluir
  4. Fernanda
    Estou adorando seu Blog............independentemente desse, vc. sabe que sou sua fã.
    Você é especial.
    Um beijo no seu coração
    Noemi

    ResponderExcluir